Veja o futuro do seu rosto se não usar filtro solar
Um aplicativo de celular mostra como o sol detona a pele, simulando o futuro do rosto em 5, 10, 15, 20 e 25 anos. É o melhor argumento para convencer alguém da importância do protetor solar.
Por Wilson Weigl / Modelo: Josef Lauvers @joseflauvers
Parece incrível, mas ainda tem gente que não se convenceu de que é preciso passar protetor no rosto sempre que se expor ao sol. Não faltam alertas sobre a ação danosa da radiação na pele – envelhecimento precoce, rugas, manchas e câncer. Mas mesmo assim muitos homens (principalmente os mais jovens) descuidam de aplicar filtro solar – até mesmo na praia.
O argumento definitivo para convencer alguém da importância do protetor é o aplicativo de celular Sunface-UV-Selfie. Ele mostra como o sol detona a pele, simulando o futuro do rosto em 5, 10, 15, 20 e 25 anos. “As imagens mostram a evolução de rugas, manchas senis, descoloração e perda de volume no rosto, além de apontar onde existe risco de desenvolver câncer de pele”, diz a dermatologista Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Basta tirar uma selfie no aplicativo e selecionar seu tom de pele entre seis opções, da mais clara à mais escura. Prepare-se para uma visão terrível, mas esclarecedora. As imagens projetam o futuro estado da pele, com e sem o uso do protetor solar.
O aplicativo Sunface-UV-Selfie não apenas faz as simulações como também traz outras informações. Por exemplo, sobre como escolher o FPS do filtro solar e o risco de desenvolver câncer de pele. Para baixar o app no Google Play, clique aqui.
“Um recurso mostra o aumento do risco de câncer de pele de acordo como nos comportamos em relação ao sol. O bronzeamento semanal aumenta o risco de melanoma e carcinoma em 4 e 2,5 vezes, respectivamente”, afirma Kédima. O melanoma é o câncer mais perigoso: muitas vezes fatal, se aprofunda rapidamente na pele e libera células cancerosas que caem na corrente sanguínea e causam metástase em outros órgãos. O carcinoma é menos agressivo, mas não menos perigoso se não for identificado precocemente.
LEIA TAMBÉM
- Protetor solar com FPS 15, 30 ou 60: qual escolher?
- Pintas: você precisa começar a prestar atenção nelas
- Alerta câncer de pele: aprenda a fazer o autoexame
- Protetor solar é necessário até dentro de casa, na quarentena
- Você usa protetor solar ao dirigir? Pois deveria!
O aplicativo serve como alerta para se adotar o protetor solar no dia-a-dia. Segundo uma pesquisa americana feita com jovens brasileiros (1.573 alunos de escolas secundárias de Itaúna, em Minas Gerais), o uso do filtro solar aumentou de 15% para 23% entre quem experimentou o aplicativo. Também sob influência do app, praticamente duplicou (de 25,1% para 49,4%) o número de jovens que começaram a fazer o autoexame da pele para detectar pintas estranhas que podem virar câncer. Para saber como fazer o autoexame da pele no espelho, clique aqui.
A médica lembra que não basta adotar o filtro solar se ele não for usado corretamente. “A maioria das pessoas passa apenas de 25 a 50% da quantidade recomendada”, alerta. Ou seja, não dá para querer economizar o produto e passar menos do que se deve, para ele durar mais.
Para obter a proteção do fator de proteção solar (FPS) descrito na embalagem é necessário aplicar:
- Rosto: uma colher de café.
- Braço e antebraço: uma colher de café para cada lado.
- Peito: uma colher de café.
- Costas: uma colher de café.
- Coxa e perna: duas colheres para cada lado.
“Passe o protetor solar 15 minutos antes da exposição ao sol e reaplique a cada duas horas, após o mergulho ou se transpirar bastante”, ensina Kédima Nassif.
Não caia também no erro de prescindir do filtro quando o dia está nublado, porque os raios ultravioleta UVA e UVB são emitidos todos os dias e atravessam as nuvens. “Deve-se passar protetor sempre que for se expor por longos períodos ao ar livre”, finaliza a dermatologista.
O post Veja o futuro do seu rosto se não usar filtro solar apareceu primeiro em Homem No Espelho.
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Veja o futuro do seu rosto se não usar filtro solar. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.